quinta-feira, 7 de junho de 2012

A TV Alterosa em uma breve linha do tempo

No dia 13 de março de 1962, foi ao ar pela primeira vez o sinal de transmissão da TV Alterosa, com imagem perfeita e som em hi-fi. Instalada pelo corpo técnico da TV Itacolomi, a Alterosa dividia o espaço com a mesma no último andar do Edifício Acaiaca.

Teve como um de seus sócios Assis Chateaubriand, fundador dos Diários e Emissoras Associados, e responsável pela entrada da televisão no Brasil, com a inauguração da TV Tupi em São Paulo, no ano de 1950.

A Alterosa, desde o início, representava uma alternativa fora do eixo Rio-São Paulo, que abrangia filmes, noticiários e esportes em sua programação. Durante alguns anos, a Tv Alterosa esteve fora do controle dos Diários Associados, voltando ao grupo em 1979. 

Um ano depois, em 1980, a TV Itacolomi fechou, transferindo para a Alterosa a responsabilidade de prestação de serviços à comunidade. Ao ganhar uma nova sede na Av. Assis Chateaubriand, onde está até hoje, ganha maior estrutura técnica e transforma-se em afiliada do SBT, retransmitindo programação nacional da emissora para as localidades de sua área de cobertura.

Foi a partir daí que a Alterosa se firmou como transmissora de programação local, colocando em evidência assuntos de interesse à comunidade e seu dia-a-dia. Em 1994, inaugurou a TV Alterosa/Varginha, em parceria com empresários do Sul de Minas, assegurando a retransmissão de sua programação para o Sul, contendo jornalismo e propagandas comerciais locais.

Em 1995, a TV Alterosa chegou à Internet, criando uma nova opção de comunicação, contendo informações sobre sua emissora e seus programas. Já em 1996, investiu 4 milhões de dólares para a ampliação da cobertura da emissora para o Estado. Assinou contrato com a Embratel, e instalou seu sistema digital de transmissão (que enviou sinal da Alterosa para o satélite Brasil Sat B1, e para as cidades do interior de Minas), começando a implantação do projeto de ampliação.

Deste modo, a TV Alterosa expandiu-se ainda mais e passou a transmitir programação para 842 municípios mineiros - antes da interiorização, o sinal da Alterosa chegava a 110 municípios, além de Belo Horizonte e outras 120 cidade que recebiam sinal através da Alterosa/Varginha.

Foi assim que a TV Alterosa foi abrindo escritórios comerciais e montando equipes de jornalismo em cidades do interior: Uberaba, Divinópolis, Ipatinga, Montes Claros e Juiz de Fora. Passando a promover a integração entre as diversas regiões do Estado, produziu programas locais e coberturas jornalísticas também locais. 

Abriu maior espaço para pequenos anunciantes, proporcionando-lhes maiores oportunidades de veiculação no meio televisivo. Tudo foi ampliado. O mercado, a população alcançada e o potencial de consumo.

Entrando no novo milênio, a Alterosa continuou investindo na regionalização da programação, valorizando a história de seu público principal e consolidando-se como a emissora com maior número de programas locais.

Ainda hoje, a Alterosa é uma das mais antigas emissoras em operação contínua no país. 


Por Maria Beatriz de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário